Existem vários tipos de financiamentos imobiliários de acordo com suas necessidades e expectativas, s e sem resíduo no final do plano que você escolher. Mas cuidado com as indicações dos funcionários bancários. O banco existe para lucrar e você precisa estar bem informado.
A Caixa Econômica Federal dispõe de vários tipos de financiamentos para realizar o seu sonho da casa própria. É possível, antes mesmo de você escolher o imóvel, fazer um levantamento de crédito para saber exatamente qual o seu potencial de compra, ou seja , quanto você pode financiar. Muitas vezes , o valor que você paga de aluguel, pode ser maior que uma prestação da casa própria. Você pode fazer um financiamento de um ano a trinta e cinco anos, de acordo com sua renda e ainda, na hora que você desejar, pode reduzir ou quitar o financiamento.
Existe sempre um imóvel que cabe no seu orçamento e foi realmente provado que "o imóvel sempre foi e sempre será o seu maior e melhor investimento".
Mesmo que você já possua um imóvel, é possível comprar outro financiado. Você profissional liberal que paga aluguel há mais de 02 anos, terá facilidade para um financiamento da casa Própria, pois com os extratos bancários, contas mensais, aluguéis, é possível a comprovação de renda. É possível preencher uma ficha cadastral e ver qual o seu potencial de financiamento. É possível com "aportes" você diminuir as prestações ou o nº de anos do financiamento.
Você sabia?
- Só com escritura de seu imóvel você não possui nada, para efeitos legais, se não estiver registrada? Só com contrato de compra e venda sem registro, você não é dono de seu imóvel?
- Que Você pode registrar em cartório seu contrato de compra e venda? E que os bancos exigem o registro no nome do comprador para passar o dinheiro ou o cheque para o proprietário do imóvel?
- Que para você compor a renda necessária para um financiamento, em geral, os bancos somente aceitam compor a renda do marido e da mulher?
- Que a Caixa Econômica Federal é a única que não fixa limites, mas os participantes têm que cumprir algumas exigências, como morar no imóvel a ser comprado e constarem no contrato como co-adquirentes?
- Que existe diferença entre encargo mensal e prestação? Prestação é apenas a parcela do financiamento que inclui amortização e juros devidos. Encargo mensal é composto da prestação e taxas agregadas como prêmio de seguro e taxa de cobrança?
- Que os documentos exigidos variam de acordo com o banco??? Em geral, são:
- Assalariado, incluindo funcionário público: contracheque ou holerite dos últimos três meses.
- Empresários e comerciantes, declaração do Imposto de Renda do último exercício, cópia do contrato social (e última alteração, se houver) e declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e recolhimento do pró-labore.
- Profissional liberal e autônomo: comprovante de filiação em entidade de classe; declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e o recolhimento do pro-labore; declaração do Imposto de Renda do último exercício.
- Vendedor comissionado sem vínculo empregatício: declaração da empresa informando os valores do últimos seis meses declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e recolhimento do pró-labore; declaração do Imposto de Renda do último exercício.
- Que não é qualquer financiamento que dá direito a usar o FGTS para abater a prestação ou o saldo devedor? Essa possibilidade só é permitida para financiamentos dentro do Sistema Financeiro da Habitação e desde que o adquirente cumpra determinadas condições, como não ter outro imóvel no município onde mora?
- Que o FGTS pode ser usado tanto no início do financiamento, para pagar parte do valor de entrada do imóvel, quanto para amortizar as parcelas do financiamento para reduzir a dívida e o prazo do financiamento?
- Que os financiamentos da casa própria são corrigidos pela TR ou IPCA? A justificativa para o uso da TR é que os recursos para os financiamentos são da caderneta de poupança, caso do Sistema Financeiro da Habitação. Mas mesmos aqueles com recursos próprios das instituições são corrigidos pela TR? Pode ser pelo IPCA, mas em caso de inflação de longo prazo, isto pode ser uma péssima escolha. Você pode fugir de altos encargos se tiver o entendimento suficiente para discutir com o banco e ver a melhor opção.
- Que há limite de idade para obter financiamento habitacional? Em geral, a soma do prazo de financiamento e da idade do candidato não pode ser superior a 80 anos e 6 meses.
- Que o seguro pago junto com as prestações cobre danos físicos do imóvel e morte ou invalidez permanente do mutuário? Nesses dois últimos casos, o imóvel fica quitado automaticamente e a hipoteca é liberada para os dependentes ou herdeiros?
- Veja você : Uma cidade pode ter em seu território uma ou mais circunscrições imobiliárias e seu respectivo cartório de registro de imóveis. todo imóvel possui uma matrícula num único cartório de registro, que corresponde a um curriculum onde são anotados as incorporações, vendas, hipotecas, isto é, toda a história daquele imóvel. O registro da escritura e venda no cartório de registro é a garantia da posse efetiva. a escritura pode ser feita em qualquer tabelião, de qualquer cidade do país, mas o registro só pode ser efetuado no cartório de registro ao qual o imóvel pertence.
- Que todos os bancos estão trabalhando com a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Price, não tendo resíduos futuros. A Caixa Econômica Federal já começou a trabalhar com o Sistema Fiduciário , onde o prazo máximo de inadimplência é de três meses, operando juntamente com o Sistema de Amortização Crescente - SACRE. Mas que você deve saber mais profundamente sobre o assunto para a melhor decisão?
- Que as instituições trabalham com uma tabela para financiamento que envolve a idade do comprador, prazo do financiamento, valor do imóvel , renda mínima do comprador e taxa de juros?
- Que Cada banco possui um teto mínimo de financiamento, variando este valor de Banco para Banco?
Pelas questões colocadas, já dá para saber que o financiamento de imóveis envolve muitos critérios. Por isso, é necessário avaliar todas as opções possíveis antes de fechar um financiamento. E busque mais de uma instituição financeira para decidir.