Afinal, se sou proprietário e pela lei posso eu mesmo vender a minha propriedade, devo ou não usar os serviços de intermediação através de profissionais autônomos ou de imobiliárias?
Conforme foi mencionado anteriormente, o proprietário pode vender o seu imóvel sem precisar usar serviços de um corretor , seja ele independente ou de uma imobiliária. Mas , veja abaixo as principais razões para você decidir usar os serviços de corretagem imobiliária:
Divulgação imediata do seu imóvel sem perda de tempo e economia com anúncios.
Contratando um corretor, ele saberá como divulgar o seu imóvel e você não terá que perder até algumas semanas para saber que estava veiculando o anúncio de forma ineficiente e no meio errado. Não basta veicular em um só meio, mas em vários, para obter melhor resposta, e isso custa caro. Basta comprovar, verificando os custos de anúncios nos principais sites de vendas.
Você tentando vender é somente uma pessoa envolvida no processo. Contrate somente um corretor e tenha a possibilidade de ter mais de um profissional trabalhando para você
Isto porque os profissionais de intermediação trabalham em parceria e o seu imóvel pode ter a chance de estar nas mãos de diversos profissionais, apesar de somente um gerenciar todo o processo de venda.
Para dar segurança a sua família e ao seu patrimônio.
Um corretor se encarrega de fazer uma prévia seleção de quem deve ou não conhecer seu patrimônio e sua intimidade, levar qualquer um para sua casa pode sair muito mais caro do que a comissão do corretor. Um seqüestrador ou ladrão pode muito bem desistir de roubá-lo quando percebe que o negócio é feito por um corretor de Imóveis.
Para evitar especulações e perda de tempo.
Muita gente usa o seu imóvel para servir de referência para vender o dele. O proprietário sem corretor de imóveis não sabe quando isto acontece e acaba perdendo tempo atendendo ligações e visitas que não darão em nada. Para não ficar preso nos finais de semana com diversos pseudos pretendentes, que na realidade poderão ou não visitá-lo. O corretor sempre irá definir a melhor hora e o melhor dia para você.Além disso, o proprietário não saberá administrar os pontos fortes de seu patrimônio nem contornar os pontos fracos, ao passo que um profissional saberá lidar com estas dificuldades.
Para lidar com a parte burocrática.
A legislação imobiliária é extensa e complexa e os contratos de compra e venda são documentos legais, um contrato mal escrito pode fazer com que a venda não se concretize, ou atrase seus recebimentos, ou ainda custar a você muito dinheiro em reparos e correções. Um corretor de imóveis sabe quais atos precisam ser feitos e pagos por você, sabe qual documentação você deve ter em ordem para poder vender e como as restrições contratuais e de zoneamento locais podem afetar a transação, Se houver erros em sua documentação ou sua propriedade, o corretor saberá corrigi-las.
Segurança legal.
Caso o profissional se comporte de má fé, existe uma entidade profissional que se encarrega de fiscalizar regulamentar e penalizar os corretores de imóveis, denominada CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis ). Por outro lado, negociando direto com o comprador , você poderá esquecer de registrar em documento as condições ideais de negociação e ter dificuldades para recebimento ou cancelamento eventual da operação de venda, caso venha a ser necessária.
Faça uma avaliação e decida se deve vender ou comprar através de imobiliárias ou profissionais especializados.